terça-feira, 26 de outubro de 2010

recital em Capim Macio

Música clássica em praça pública

Circuito Funarte de Música Clássica chega a Natal para apresentação gratuita em Capim Macio

Três instrumentistas, três concertos gratuitos e a praça pública preenchida de boa música. O Circuito Funarte de Música Clássica 2010 chega a Natal hoje para apresentação na Praça Hélio Galvão, em Capim Macio. A partir das 18h30, Alexandre Ficarelli (oboé), Fábio Cury (fagote) e Luís Afonso Montanha (clarineta) apresentam repertório do período moderno e contemporâneo da música clássica, de Heitor Villa Lobos a Andre Mehmari.

Os três músicos têm carreira internacional. Professores do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, integram a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, além de apresentações regulares como solistas de orquestras no Brasil e exterior. Além dos laços de amizade, os três se uniram para também tocar. E surgiu o trio de palhetas e a pesquisa de composições escritas para essa formação.

O Circuito Funarte pretende apresentar ao público a multiplicidade de timbres e de possibilidades de contrastes e variações sonoras que ocorrem com a fusão de sons destes três instrumentos de sopro: oboé, fagote e clarinete, cada um com suas características particulares e peculiaridades, através de um repertório minuciosamente pesquisado e escolhido especialmente para este trabalho.

Eventos no Rio Grande do Norte
NATAL – hoje – 18h30
Praça Hélio Galvão, s. n° - Capim Macio

CURRAIS NOVOS – amanhã – 18h30
Praça Des. Tomaz Salustino, s. n° - Centro

TiBAU DO SUL – quinta-feira – 18h30
Praça do Pescador, s. n° - Pipa

PROGRAMA

- JACQUES IBERT (1890-1962) Cinq pièces en trio
Allegro vivo
Andantino
Allegro assai
Andante
Allegro quasi marziale

- HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959) Trio para oboé, clarineta e fagote
Animé
Languissement
Vivo

- ERWIN SCHULHOFF (1894-1942) Divertissement
Overture. Allegro
Burlesca. Allegro Molto
Romanzero. Andantino
Charleston. Allegro
Tema con Variazioni e fugato. Andante
Florida. Allegro
Rondino. Finale

- ANDRÉ MEHMARI (1977) Choro breve

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

música antiga-quasi barroco

Alguns elementos que marcaram a passagem do renascimento para o barroco, escolhi esses autores para tentar ilustrar a mudança na concepção da linguagem musical, sobretudo o uso do canto monódico e do canto acompanhado pelo chamado baixo contínuo e a evolução do canto como linguagem expressiva.


Jacobo Peri (1562-1633)


Giúlio Caccini (1550-1618)


Cláudio Monteverdi (1567-1643)

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

música antiga-contra reforma

Giovanni Pierluigui da Palestrina (1525-1594)

na wikipedia:

iovanni Pierluigi da Palestrina (3 de fevereiro de 1525[1] - 2 de fevereiro de 1594) foi um compositor italiano da renascença. Ele era o mais famoso no século XVI, representante da Escola romana. Palestrina teve uma grande influência sobre o desenvolvimento da música sacra na Igreja Católica Romana.

Índice

[esconder]

[editar]Biografia

Giovanni Pierluigi da Palestrina nasceu nas cercanias de Roma, por volta de 1525. Seu talento musical se manifestou no final da infância, vindo, por isso, a estudar música em 1537 como pequeno cantor na escola da Basílica de Santa Maria Maior, retornando à sua cidade natal em torno de 1544 como organista.

Pierluigi não é um segundo nome de batismo, e sim a primeira parte do duplo cognome (Pierluigi, e da Palestrina).

Em 1550, o bispo de sua cidade foi eleito papa com o nome de Júlio III. Este o convidou para segui-lo em Santo Soglio em 1551, onde foi nomeado mestre da Capela Giulia e cantor da Capela Sistina.

Para seu infortúnio, um papa sucessivo, Paulo IV, constrangeu à demissão todos os cantores casados ou que houvessem composto obras de música profana(profana no sentido de que não é religiosa), e Palestrina encontrava-se nas duas categorias. Desta forma, abandonou oVaticano, mas assumiu, imediatamente, a direção musical da Basílica de São João de Latrão em 1555 e, sucessivamente, da Basílica de Santa Maria Maior, em 1561. Em 1571, dirigiu-se para São Pedro. Foi também grande seguidor de São Felipe Neri.

Em 1580, após a morte de sua amada esposa, Lucrezia Gori, teve um momento de crise mística e resolve consagrar-se à igreja. Entretanto, sua vocação terminou rapidamente, pois, pouco depois, casou-se com uma rica viúva romana, Virginia Dormoli.

Palestrina foi um dos poucos e fortunados músicos de sua época a ostentar uma brilhante carreira pública. Sua fama foi reconhecida universalmente pelos colegas de seu tempo e seus serviços foram requisitados por diversas autoridades da Europa.

Após sua morte, em 1594, Palestrina foi enterrado na Basílica de São Pedro durante uma cerimônia fúnebre que teve a participação de grande número de musicistas e de pessoas da comunidade.

Palestrina (Italia) - Estátua dedicada ao grande mestre.

[editar]Considerações sobre o artista

Não houve compositor anterior a Bach tão prestigiado como Palestrina, nem outro cuja técnica de composição tivesse sido estruturada com maior minuciosidade. Palestrina foi denominado como "O Príncipe da Música", e suas obras foram classificadas como a "perfeição absoluta" do estilo eclesiástico. Reconheceu-se que Palestrina captou, melhor que nenhum outro compositor, a essência do aspecto sóbrio e conservador da Contra-Reformanuma polifonia de extrema pureza, apartada de qualquer sugerência profana. O estilo palestriniano pode-se verificar, com claridade nas suas Missas;a sua índole objectiva, friamente impessoal, resulta extremamente apropriada aos textos formais e rituais do Ordinário. Desde logo a base do seu estilo é ocontraponto imitativo franco-flamengo; as partes vocais fluem num ritmo continuo, com um motivo melódico novo para cada frase do texto. Palestrina mostra o caráter que vem associado ao gênio: plenamente consciente das suas capacidades e forte popularidade obtidos através de suas composições, nunca foi forçado a aceitar encomendas desagradáveis para sobreviver. Pelo contrário, soube fazer-se recompensar generosamente por todos os seus protetores, de modo que o Vaticano se viu constrangido a aumentar continuamente o seu salário anual, para mantê-lo em Roma, por causa de tantas propostas que recebia.

Foi um homem volitivo, mas com fortes impulsos que o levaram a súbitas e surpreendentes escolhas, tais como o segundo casamento, celebrado após receber ordenações religiosas menores.

Compositor prolífero, publicou muito em vida, e suas obras não caíram no esquecimento; ao contrário, foram sempre apreciadas como obras-primas da polifonia.

[editar]Produção

O "corpus musicale" palestriniano foi escrito, preponderantemente, em Roma e apenas para Roma, para uso principalmente litúrgico: para a Missa e o Ofício. Uma boa parte de sua produção aconteceu no período de seu último cargo na Basílica de São Pedro no Vaticano.

O orgânico vocal da capela vaticana era, naquele tempo, mais vasto do que o de qualquer outra igreja (em 1594 era composto, ao todo, de 24 cantores), mas não se adotou o uso de instrumentos, com exceção do órgão.

A linguagem polifônica de Palestrina não se distanciou tanto da maneira tradicional dos mestres franco-flamengos (os nórdicos foram os seus primeiros mestres em Roma).

A arte contrapontística de Palestrina se desenvolveu, sobretudo, em direção à inteligibilidade da palavra e de uma sonoridade ordenada de maneira a evitar a enunciação simultânea de textos diversos.

No que se refere ao desenvolvimento das linhas melódicas, é evidente a influência do canto gregoriano. Neste sentido, podemos dizer que o compositor aplicava as regras do Concílio de Trento.

Na grande quantidade de motetos palestrinianos, destaca-se entre todos, pela sua intensa expressividade, o Salmo 137Super Flumina Babylonis.

Entre os compositores do círculo romano que conservam o rigor técnico do contraponto de Palestrina, deve-se recordar de seus discípulosGiovanni Maria Nanino (1543-1607), Francisco Soriano (1548-1621) e Felice Anerio (1560-1614). Pela alta qualidade da sua produção, destaca-se, entre todos, o espanhol castelhano Tomás Luis de Victoria (1548-1611), enquanto, entre as maiores autoridades intérpretes de Palestrina, ainda hoje em vida, destacam-se os maestros Domenico Bartolucci (1917).


mais sobre obras em:

http://pqpbach.opensadorselvagem.org/category/palestrina/

e

http://musicantiga.blogspot.com/search/label/Palestrina


no youtube, se encontram muitos trechos da sua obra litúrgica, não achei um interessante o bastante para postar



música antiga-corte elisabetana

William Byrd (1543-1623)
na Wikipedia : http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Byrd

William Byrd (Lincolnshire, Inglaterra, 1543 - Stondon Massey, 4 de Julho de 1623) foi umcompositor inglês.

Era católico praticante no reinado protestante da Rainha Elizabeth I.

Apesar de sua fé, Byrd sempre trabalhou para a Igreja Anglicana, sendo por ela respeitado e compondo belíssimas obras, mas seus trabalhos mais sublimes foram em latim para a Igreja Católica, como o motete para quatro vozes Ave verum corpus a as Três Missas Católicas. Naquela época o catolicismo era bem tolerado pela Rainha, que permitia, inclusive, que a música religiosa latina pudesse ser cantada em locais de ensino.

Estudou com Thomas Tallis, tornando-se mais tarde seu parceiro.

Foi considerado o maior compositor de contraponto de sua época na Inglaterra. Tocava órgão e virginal (instrumento de teclado como um pequeno órgão cujas cordas eram batidas por diminutas cunhas de metal), para o qual compôs mais de 140 peças.

Tornou-se organista da Catedral de Lincoln em 1563.

Em 1568 casou-se com Juliana Birley, com quem teve dois filhos.

Foi convidado para ser Cantor da Capela Real em 1570, mas não abandonou Lincoln definitivamente até 2 anos mais tarde, quando mudou-se para Londres.

Em 1572 foi nomeado "Gentleman of Her Majesties Chappell", co-organista da Capela Real de Londres, posição dividida inicialmente com Tallis.

*

Em 1575 a Rainha Elizabeth I concedeu a ele e a Tallis o monopólio da impressão e venda de partituras.

Durante o período da perseguição aos católicos em que muitos jesuítas foram executados, Byrd se mudou de Londres com sua família paraHarlington, Middlesex. Sua esposa Juliana tinha se recusado a prestar serviços à Igreja Anglicana, obrigatório na época.

Ficou viúvo e se casou novamente, mudando-se para Stondon Massey, Essex, em 1592, onde viveu até sua morte, em 4 de Julho de 1623.

Obras notáveis de Byrd incluem: Ave Verum Corpus, Susanna Fair, Missa Para Quatro Vozes, Great Service, Qui Passe: For Mu Lady Nevell


mais obras dele em :
e outra referência valiosa em:

exemplos de música instrumental:

exemplos de música vocal:


música antiga-mestres flamencos

Josquin Des Près (145o-1521)

da Wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Josquin_des_Prez :
Josquin des Prez

Josquin des Prez.
Kyrie da Missa de Beata Virgine. (Roma, Biblioteca Apostolica Vaticana, Capp. Sist. 45, ff. 1v-2r)

Josquin des Prez nasceu por volta de 1445, provavelmente em Condé-sur-l'Escaut, na região francesa de Flandres. Morreu em 27 de Agostode 1521, em Condé-sur-l'Escaut. A sua música incorpora influências italianas à formação característica da escola flamenga. A combinação de técnica e expressividade marcam uma ruptura com a música medieval. Contribuiu para diversos gêneros, incluíndo motetos, missas e chandos francesas e italianas. A ampla difusão de sua música tornou-se possível com a invenção da impressão de partituras no começo do século XVI, e hoje sabemos mais sobre sua música que sobre sua vida.

Des Prez foi o primeiro compositor renascentista gênio, superando as formas tradicionais e dando novo tratamento às relações entre texto e música. Mestre dapolifonia e do contraponto, estendeu e aplicou sistematicamente o recurso da imitação (repetição de um trecho musical por vozes diferentes). Suas obras enquadram-se em três categorias principais: missas, motetes e canções. Mas foi sobretudo nos mais de cem motetes que se mostrou mais original: a suspensão é empregada como recurso de ênfase e as vozes ganham os registros mais graves nos trechos em que o texto alude à morte. As canções também são importantes na sua obra; foi o principal representante do novo estilo de meados do século XV, com formas musicais menos rígidas. Certas canções mostram técnica rebuscada, em ritmos vivos e texturas claras.

Compositor e cantor de talento muito apreciado pelos mais ricos mecenas da Europa, incluindo a família d'Este, em Ferrara, Josquin foi o primeiro compositor a ter volumes de música inteiramente dedicados à própria obra impressos. Vários aspectos de sua biografia são pouco documentados, sobretudo detalhes de sua infância e deducação. Um problema tem sido a atribuição a Josquin de peças que não são suas. Seu estilo musical exibe grande invenção melódica e domínio de técnicas como o cânone, bem como uma inclinação pelas canções populares.

Entre as obras mais famosas de Desprez, enstão Pange Linga, Stabat Mater Dolorosa e Petite Camusette.


Quanto às obras:

http://musicantiga.blogspot.com/search/label/Josquin%20Desprez


no youtube recomendo:


música antiga-mestres flamencos

Guillame Dufay (1400-1474)

(JAN VAN EYCK, ROLIN MADONNA (PARIS), 1436)

Guillaume Dufay (5 de agosto de 1397, Beersel, atual Bélgica27 de novembro de1474, Cambrai, Bélgica), foi um compositor - da Escola de Borgonha, considerado o maior músico da primeira metade do século XV e um dos nomes mais importantes do período de transição da música medieval para a renascentista. Guillaume Dufay representou a primeira geração da [[Escola Borgonhesa]. Seu modelo de missa polifônica, baseada no Cantus firmus, teve grande aceitação entre os músicos até o final do século XVI.



mais material dele em:

domingo, 17 de outubro de 2010

depois da gripe

ainda estou em dívida com as atualizações esse mês, tenho até uma boa desculpa, mas passando adiante, como o assunto do próximo encontro é música antiga (principalmente renascimento) ai vai não apenas um link mas um blog valioso pra quem quer ouvir e ler um pouco mais a respeito:
http://musicantiga.blogspot.com/
vou deixar na lista de blogs na parte esquerda pra podermos acompanhar as últimas postagens deles por aqui.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

informes

Caros amigos, desculpem pela falta de atualizações no blog esses dias, estava viajando e sem um acesso a internet que me permitisse trabalhar a contento.
Na última reunião de nosso PROJETO MÚSICA CLÁSSICA achamos por bem focar em um período da música e concordamos em cada um, a seu modo, contribuísse com o tema para que não ficasse um papo muito geral e pouco profundo.
Concordamos também que o período focado na próxima sessão seria o Renascimento. Leituras sobre o humanismo italiano, e audições em música antiga são bem vindas. Como estou chegando agora, devo usar esse espaço para contribuir com o material que achar a respeito em breve.
Não se sintam obrigados ou cobrados, mas se quizerem socializar o que acharem na internet aqui, ou comentar algo postado aqui seria legal. Seria também muito útil para saber o até que ponto esse instrumento está sendo útil e para que eu possa dossar a quantidade e qualidade do material postado.