quarta-feira, 27 de abril de 2011

photos de músicos-by Euterpe blog

As fotografias de Alfred Eisenstaedt

Recentemente assisti a uma série da BBC intitulada Masters of Photography, de 1983. Nela conheci o trabalho de Alfred Eisenstaedt (1906-1995), considerado por muitos o pai do fotojornalismo. Eisenstaedt trabalhou como freelancer na Alemanha até emigrar para os EUA em 1935, onde fez carreira na revista Life. Nesse trabalho, ele foi autor de algumas das mais famosas fotografias do século – dentre elas, claro, o beijo na Times Square no dia da vitória. Tanto na Europa como na América, Eisenstaedt teve a oportunidade de fotografar o que ninguém até então dava muita importância para fotografar: músicos e concertos. Selecionei aqui algumas dessas fotos – cliquem para aumentar:

Milstein, Horowitz e Piatigorsky batendo papo após o concerto

Rachmaninoff e Bruno Walter

Toscanini e Wieland Wagner em Bayreuth

Furtwängler regendo a Berliner Philharmoniker

Igor Stravinsky

Horowitz sendo ovacionado no Carnegie Hall

Lauritz Melchior se aprontando para uma récita de Tristão e Isolda

Bernstein regendo a 2º sinfonia de Mahler

Alma Mahler

Glenn Gould

quinta-feira, 14 de abril de 2011

A ópera mais assustadora do mundo-via Gizmodo Brasil


A ópera mais assustadora do mundo ainda está em construção

Uma produção austríaca da revolucionária ópera francesa “Andre Chenier” está marcada para começar em julho, nas margens do belo lago Constance. Não tão belo assim é o sinistro, incompleto e gigantesco torso humano (com uma cabeça de 15 metros) que serve de palco.

Eu não sei dizer se colocar globos oculares o deixaria menos assustador, ou se o olhar vazio das enormes e vazias órbitas oculares é absolutamente pior. Ainda assim eu tenho certeza que será um ótimo espetáculo – e certamente não seria o primeiro palco sinistro do teatro. Só não fique por ali à noite, quando o gigantesco homem da ópera no lago levantar para se alimentar da população local. [WSJ]

quarta-feira, 13 de abril de 2011

sinfônica da UFRN- concertos abril

OSUFRN – Música em Atividade

A orquestra Sinfônica da UFRN vem consolidando constante atividade e reconhecimento nos últimos meses. Com 75 músicos alunos da graduação, curso técnico e pós-graduação da Escola de Música e sob a regência do maestro André Muniz, a orquestra mostra atuação brilhante ao longo de diversas apresentações no Rio Grande do Norte e em outros estados. Dos concertos, podemos destacar sua participação, em 2010, da “Mostra Internacional de Música de Olinda” (MIMO), onde executou a Sinfonia em Quatro Movimentos de Danilo Guanais. Na platéia, a notável presença do escritor Ariano Suassuna, autor do libreto da Sinfonia, pôde ser conferida orgulhosamente.

Entre os solistas de reputação internacional que têm participado em concertos e masterclasses junto à OSUFRN, podemos citar: Daniel Guedes (UFRJ), Alessandro Borgomanero (UFG) e Emerson de Biaggi (UNICAMP). Na Temporada 2011, a orquestra apresentará uma série de concertos com convidados como a violinista Alemã Anette-Barbara Vogel (professora na British Columbia University) e o violoncelista Martin Ostertag (Kalrsruhe Musikhochschule), que fará a premiére do Concerto de Volker David Kirchner, além do Maestro Guilherme Bernstein (Orquestra Sinfônica de Barra Mansa).

No mês de Abril, a Orquestra Sinfônica da UFRN realiza ainda concerto nesta quinta-feira , dia 14, às 17 horas no auditório da reitoria na UFRN. Na segunda, 18, é a vez do colégio CEI Mirassol dar espaço a música erudita com concerto da OSUFRN e Coral Sinfônico Canto do Povo, às 19 horas. Na terça-feira, dia 19, a Orquestra Sinfônica da UFRN realiza grande concerto no auditório da Escola de Música (auditório Onofre Lopes) às 20 horas. No repertório, peças dos compositores Luigi Van Beethoven, Edvard Grieg e Camargo Guarnieri. Todas as apresentações são abertas ao público.